Ligue: (41) 3552 4000
Agende sua consulta

CORONAVIRUS, COMO PREVENIR !

CORONAVIRUS O QUE VOCÊ PRECISA SABER E COMO SE PREVENIR?

thumbnail_COVID.jpg

Coronavirus é uma família de vírus que causam doenças respiratórias, são cerca de sete espécies desse vírus que infectam pessoas e causam doenças, foi isolado em humanos pela primeira vez em 1937, porem somente em 1960 foi denominado como Coronavirus, devido ao seu aspecto microscópico que lembra uma coroa.

Amplamente distribuído em humanos e outros mamíferos (morcego, dromedários, civetas e agora a cobra como provável hospedeiro), causam doenças respiratórias agudas e geralmente leves, semelhantes a um resfriado comum.
Tem grande importância epidemiológica e está relacionado a duas epidemias de Síndrome Respiratória aguda Grave – SRAG. Geralmente infectam um grupo de espécies proximamente relacionadas e entre humanos a transmissão ocorre principalmente por via respiratória.
O período de incubação, que é o tempo que leva para a pessoa manifestar os sintomas da doença, varia de 2 a 7 dias, podendo chegar a 14 dias, de uma forma geral a transmissão viral ocorre enquanto persistirem os sintomas, mas é possível haver transmissão viral também após a resolução desses.

O NOVO CORONAVIRUS – 2019 –NcOV (Covid-19)

O novo agente do Coronavirus foi descoberto na China, mais precisamente na província de Wuhan – Hubei entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, causa sintomas respiratórios que podem variar de quadros leves a moderados, semelhantes a uma gripe, porém, em algumas pessoas que já possuem outras doenças crônicas (respiratórias, renais, cardíacos, diabéticos, etc) pode ocorrer a chamada síndrome respiratória aguda grave e outras complicações, podendo leva-los a óbito.

Os principais sintomas conhecidos até o momento são:

-Febre,

-Tosse,

-Dificuldade para respirar.

A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, mas ainda estão em investigação outras formas de transmissão. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (1 metro) com alguém com sintomas respiratórios e com suspeita da doença está em risco de adoecer. A transmissão costuma ocorrer pelo ar e por contato direto com secreções contaminas:

-Gotículas de saliva;

-Espirro;

-Tosse;

-Catarro;

-Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

-Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido
de contato com a boca, nariz ou olhos.

As medidas de prevenção que devem ser adotadas para evitar a contaminação são:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar álcool em gel.

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Evitar contato próximo com pessoas doentes.

Ficar em casa quando estiver doente.

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

O tratamento para os casos leves da doença é realizado apenas com sintomáticos (analgésico, antitérmico e soro nasal) repouso e muito liquido, os doentes deverão permanecer em casa, atentos a sinais de alerta da doença, ou seja, ao primeiro sinal de piora, persistência da febre, dor no peito ao tossir, cansaço e falta de ar, deverão procurar um hospital imediatamente para serem melhor avaliados. Ainda não existe vacina contra o vírus, e nem um antiviral especifico.
Até o momento o que se sabe é que o vírus costuma cursar com casos leves da doença, no geral está poupando as crianças, porém, tem-se visto que o público que está sendo mais afetado são os idosos e as pessoas com doenças graves.
Como orientação final, as pessoas devem manter a calma quanto a essa pandemia que já se estabeleceu no Brasil, sabemos que a maioria dos casos evolui de forma branda ou até mesmo assintomática, a letalidade é baixa e atenção especial deve ser dada a indivíduos maior de 70 anos ou doentes graves. Seguir sempre as recomendações medicas e respeitar as medidas de proteção individual / coletiva.

Dr Fabiana De Cassia Bernieri – 25.870
Médica Generalista Integrante do Corpo Clinico da Clinica São Vicente Araucária

 

 

Voltar
 

Preencha o formulário e entraremos em contato

Cadastre-se e receba por e-mail várias informações