Quando levar meu filho ao Psicólogo Infantil?
Por Juliana Nakataira – Clinica São Vicente
Quando encaminhar para um psicólogo infantil?
O encaminhamento para o psicólogo infantil pode se dar por diversas fontes, dentre elas destaco:
Encaminhamento realizado pela escola (devido a dificuldades na aprendizagem, comportamentais, relacionais e etc.)
Encaminhamento realizado por outros profissionais da saúde (médicos pediatras, nutricionistas, fonoaudiólogos, etc.), que verificaram a necessidade de um acompanhamento psicológico para a criança.
Encaminhamento realizado pelos pais ou responsáveis que notaram comprometimentos de ordem emocional e psíquica, que tem atrapalhado áreas da vida da criança.
No caso do encaminhamento pelos pais ou responsáveis, como saber quando devo levar meu filho para uma consulta com um psicólogo infantil?
Quando existe o comprometimento de alguma área da vida (pessoal, social, familiar, escolar, etc.) da criança, que tenha origem de ordem emocional e psíquica. Exemplos:
Agressividade e/ ou irritabilidade excessiva;
Mudanças drásticas de comportamento;
Choro excessivo;
Ansiedade excessiva;
Mudanças de humor constantes;
Retraimento e timidez excessiva;
Agitação em demasia;
Falta de atenção constante;
Problemas escolares (baixo rendimento, problemas relacionais, comportamentais e etc.)
Medo excessivo, fobias;
Traumas vivenciados que estejam acarretando em sofrimento (abuso físico, psicológico, bullyng, violência, etc.);
Automutilação;
Atraso ou regressão do desenvolvimento;
Distúrbios alimentares;
Síndromes, Transtornos, Ataques de pânico; tiques, Depressão.
O psicólogo também pode auxiliar em situações difíceis para a criança como a separação dos pais, ciúmes com a chegada de um irmão, à perca de um ente querido, a falta de limites e demais situações em que a criança não consiga lidar.
Além disso, doenças como asma, bronquite, enurese, doenças de pele e outras podem ter fundo emocional e o tratamento (juntamente com demais tratamentos médicos), podem auxiliar na melhora do quadro.
Como o acompanhamento com psicólogo pode ajudar na vida da criança
O espaço terapêutico é lugar onde a criança irá receber um suporte para o enfrentamento e a amenização dos conflitos e sofrimentos trazidos por ela, de maneira que se possibilite o desenvolvimento saudável desta.
O que faz o psicólogo infantil?
O psicólogo irá auxiliar no enfrentamento, na ressignificação, na elaboração de conflitos e na amenização emergentes do fundo emocional e psíquico. No trabalho com crianças, em particular, esse processo se dará de maneira lúdica (através de brinquedos, jogos, desenhos, pinturas, etc.), tendo em vista, que é a maneira pela qual a criança compreende, simboliza e elabora. Além disso, são realizadas entrevistas e orientações com os pais ou responsáveis, que são indispensáveis para o sucesso do tratamento.