Ligue: (41) 3552 4000
Agende sua consulta

VARIZES, COMO IDENTIFICAR ?

O QUE SÃO VARIZES ?

VARIZES COMO IDENTIFICAR.png


As varizes nada mais são que veias superficiais dilatadas que geralmente aparecem nas pernas. Embora sejam mais comuns em mulheres, os homens também podem apresentar varizes. Em alguns casos, o fator estético é o único fator que leva o paciente a procurar seu médico, mas em muitos outros as pessoas sentem um cansaço ou dores nas pernas.
Quais as causas mais comuns das varizes nas pernas?
Entre as causas mais importantes está o fato de o ser humano permanecer em pé durante muito tempo de sua vida, pois no longo prazo, o aumento de pressão nas veias das pernas dificulta o retorno do sangue dos pés ao coração. Outras causas do desenvolvimento das varizes são: Hereditariedade (passa de pais para filhos), gravidez, obesidade, sedentarismo, hormônios femininos (uso de anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal para a menopausa) ou ficar muito tempo em pé ou parado em razão do trabalho desenvolvido, como balconistas e professores por exemplo.

Quais os sintomas que uma pessoa com varizes apresenta?

Além do desconforto estético das varizes, as pessoas reclamam de inchaço nos tornozelos e uma sensação de cansaço e peso nas pernas principalmente no final do dia. Nas mulheres os sintomas pioram durante a menstruação ou durante a gravidez. Temperaturas elevadas também fazem as veias se dilatarem mais e causar mais sintomas.
Como é feito diagnóstico de varizes?
As varizes são diagnosticadas através de um exame clínico e físico em que são verificados histórico familiar, profissão, características dos sintomas e hábitos de vida. As veias safenas são analisadas através de um Ultrassom Doppler para avaliar se existe insuficiência de suas válvulas e refluxo venoso.

Quais são as complicações das varizes?

Com a veia dilatada, sua parede mais fina e a pressão aumentada em seu interior durante muitos anos, o sangue pode atravessar a parede da veia e causar uma mancha marrom na parte de baixo da perna, chamada de dermatite ocre. Outra complicação é a tromboflebite superficial, que causa dor e inflamação em seu trajeto. Complicações cardíacas e pulmonares podem ocorrer se houver desprendimento de um trombo. E em casos muito avançados, aparecem as chamadas úlceras venosas, que são na maioria dos casos de difícil cicatrização.

Quais são os tratamentos para as varizes?

Existem vários tratamentos para as varizes e devem ser indicados de acordo com cada caso. O tratamento mais comum e tradicional é a retirada das varizes através da cirurgia tradicional, onde as varizes e as safenas são retiradas e apresentam resultados ótimos em termos de eficácia e estética, pois é possível fazer aplicações para o tratamento das varicoses no mesmo ato operatório. Existem técnicas mais novas como o uso do endolaser e da radiofrequência para o tratamento das veias safenas, com resultados funcionais muito bons. Uma outra técnica é a escleroterapia das safenas e varizes com espuma, com resultados muito satisfatórios e de simples técnica, podendo ser realizada até mesmo no próprio consultório médico.

Dicas saudáveis para evitar as varizes!!

– Pratique um exercício físico – Faça caminhadas leves, natação ou alongamento pelo menos 3x na semana.
– Mantenha um peso saudável com uma dieta balanceada e muitas fibras e muito líquido.
– Evite ficar parado na mesma posição por muito tempo (em pé ou sentado). Caso não seja possível, faça movimentos para frente e para trás com os pés para ativar a circulação das pernas.
– Durante viagens longas (avião ou ônibus) movimente sempre os pés e use meia elástica durante a viagem para evitar o inchaço das pernas.
– Existem também medicamentos que ajudam no tônus da veia e melhoram a circulação venosa, porém necessário ser prescrito por um médico especialista para evitar erros.


Dr Rodrigo Macedo – CRM 23.294

Cirurgião Vascular
Médico responsável pela equipe vascular da
Clínica São Vicente Araucária

Voltar
 

Preencha o formulário e entraremos em contato

Cadastre-se e receba por e-mail várias informações